quinta-feira, 5 de maio de 2011






                                                                     Introdução

No Brasil, o Dia das mães é comemorado sempre no segundo domingo de maio (de acordo com decreto assinado em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas). É uma data especial, pois as mães recebem presentes e lembranças de seus filhos. Já se tornou uma tradição esta data comemorativa. Vamos entender um pouco mais sobre a história do Dia das Mães.

                                                            História do Dia das Mães

Encontramos na Grécia Antiga os primeiros indícios de comemoração desta data. Os gregos prestavam homenagens a deusa Reia, mãe comum de todos os seres. Neste dia, os gregos faziam ofertas, oferecendo presentes, além de prestarem homenagens à deusa.

Os romanos, que também eram politeístas e seguiam uma religião muita parecida com a grega, faziam este tipo de celebração. Em Roma, durava cerca de 3 dias ( entre 15 a 18 de março). Também eram realizadas festas em homenagem a Cibele, mãe dos deuses.

Porém, a comemoração tomou um caráter cristão somente nos primórdios do cristianismo. Era uma celebração realizada em homenagem a Virgem Maria, a mãe de Jesus.

Mas uma comemoração mais semelhante a dos dias atuais podemos encontrar na Inglaterra do século XVII. Era o “Domingo das Mães”. Durante as missas, os filhos entregavam presentes para suas mães. Aqueles filhos que trabalhavam longe de casa, ganhavam o dia para poderem visitar suas mães. Portanto, era um dia destinado a visitar as mães e dar presentes, muito parecido com que fazemos atualmente.

Nos Estados Unidos, a idéia de criar uma data em homenagem às mães foi proposta, em 1904, por Anna Jarvis. A idéia de Anna era criar uma data em homenagem a sua mãe que havia sido um exemplo de mulher, pois havia prestado serviços comunitários durante a Guerra Civil Americana. Seus pedidos e sua campanha deram certo e a data foi oficializada, em 1914, pelo Congresso Norte-Americano. A lei, que declarou o Dia das Mães como festa nacional, foi aprovada pelo presidente Woodrow Wilson. Após esta iniciativa, muitos outros países seguiram o exemplo e incluíram a data no calendário.

Após estes eventos, a data espalhou-se pelo mundo todo, porém ganhando um caráter comercial. A essência da data estava sendo esquecida e foco passou a ser a compra de presentes, ditado pelas lojas como objetivos meramente comerciais. Este fato desagradou Anna Jarvis, que estava muito desapontada em ver que o caráter de solidariedade e amor da data estavam se perdendo. Ela tentou modificar tudo isso. Em 1923, liderou uma campanha contra a comercialização desta data. Embora com muita repercussão, a campanha pouco conseguiu mudar. 



A Arte de ser Mãe







MÃE


Você é a mais doce e pura criatura!


A dedicada esposa, mulher e protetora!


Você... Que me permitiu viver e sonhar


Que me amparou e me ensinou a caminhar!


MÃE


É seu, o mérito do sucesso que se diz meu!


Pois, você soube transmitir com seu amor,


Sem buscar descanso, com alegria e louvor,


A garra de luta e a grande vontade de vencer!


MÃE


Você plantou em mim a harmonia e a paz.


Soube ensinar-me a ser alguém antes de ter.


Você mostrou sempre como amar e a perdoar!


MÃE


Você... Ensinou-me a respeitar e ser respeitada!


Você... Ensinou-me a ter honra e ser honrada!


Você... Ensinou-me a sublime arte de ser Mãe!






Autor: Desconhecido





quarta-feira, 20 de abril de 2011

"Com o passar do  tempo  nada que eu tive de material na vida vai importar. Mas o mundo poderá ser um pouco melhor, porque eu fui importante na vida de uma criança"

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Dia 18 de Abril






            O Dia Nacional do Livro Infantil foi escolhido pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002, em homenagem ao escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato. Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1882 e foi o criador da literatura infantil no Brasil. Autor de inesquecíveis histórias infantis, entre elas O Sítio do Pica-pau Amarelo, cujos personagens Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Pedrinho, Narizinho e Emília, marcaram a história da literatura infantil.

         O livro faz toda a diferença na formação de uma criança. Embora estejamos na era da informática, as histórias infantis fazem a criançada viajar num mundo de fantásticas aventuras e encantam todas as idades.

        Nada melhor do que uma viagem no mundo dos livros, são sensações sobrenaturais, poder vivenciar aquilo que já se passou, entrar de cabeça nas histórias , e fazer parte de tudo aquilo que foi criado por uma autor simplesmente magnífico.

         Cultive a leitura em sua escola, em casa e até mesmo em uma roda de amigos.  
 Boa Leitura!


"Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar."    (Monteiro Lobato)












                  

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Dia 14 de Fevereiro Dia da Amizade!


Amigo - Que é ligado a outro por laços de amizade. Em que há amizade.

Amizade - Sentimento fiel de afeição, simpatia, estima ou ternura entre pessoas que geralmente não são ligadas por laços de família. (Dicionário Aurélio)
Quem é ou tem um amigo ou traz no peito esse sentimento nobre, sabe que a amizade vai muito além da definição de um dicionário.
A amizade é uma espécie de amor fraterno que, quando verdadeiro, só deseja uma única coisa em relação ao amigo: vê-lo feliz. Vê-lo realizar seus sonhos, desenvolver seus potenciais, alcançar suas metas.
E tem como base a troca - de experiências, de anseios, de vida - envolto num clima de fidelidade, confiança e respeito mútuo.
Respeito, inclusive, pelos defeitos, por aquilo que, se não podemos mudar, ao menos podemos relevar e ajudar no que for possível.
Amigo, afinal, é para todas as horas, tristes ou felizes, com grana ou sem grana, para a aventura ou para o tédio.

Feliz Dia da Amizade!

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Dia 10 de Fevereiro Dia do Atleta Profissional


Do grego “athletés”, que significa “lutador”, a palavra atleta é o termo utilizado na língua portuguesa para denominar quem pratica esportes ou tem capacidade física acima da média. A denominação surgiu na Grécia e na Roma antigas, onde era utilizada especialmente para os praticantes do atletismo.
Por esta definição, qualquer um que pratica atividade física regularmente é um atleta. Vale para o Usain Bolt, o Roger Federer, o Felipe Massa, a Daiane dos Santos.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

A todo o corpo docente e dicente!!!

Sua presença é muito importante para nós.
Estamos felizes por tê-los conosco.
Juntos estaremos construindo um novo futuro.
Agradecemos pela confiança depositada.
Muito obrigado e que este ano seja muito produtivo.


Buscamos oferecer o que há de melhor.
Estamos certos que todos os nossos objetivos serão alcançados.
Muitas novidades estarão sendo oferecidas durante o ano letivo.


Vamos caminhar juntos, pelos caminhos do conhecimento.
Ir mais além do que se pode enxergar.
Nesta longa jornada, não estaremos sozinhos.
Deus nos acompanhará e com certeza nos abençoará.
Orgulhosos, chegaremos ao final de mais uma etapa.
Sejam Bem Vindos!!!